No famoso quadro “Lar doce lar” do programa de sábado da Globo, o Caldeirão do Huck, o arquiteto Marcelo Rosenbaum, criou uma incrível horta vertical feita de garrafa PET na casa da Família Rodrigues, em São Paulo. E, por ter sido muito apreciado pelo público, o próprio Rosenbaum, fez um passo a passo para mostrar como é fácil, rápido e bem prático de fazer, esta linda horta.
Para fazer, você vai precisar de..
- Garrafas PET – aquelas de dois litros, já vazias e limpas!
- Tesoura
- Corda de varal
- Cordoalha
- Barbante ou arame
- Arruelas – para quem optar por cordoalhas ou arames!
- Terra
- Muda de planta
Passo a passo:
- Corte as garrafas! Todas elas deverão ser cortadas da mesma forma, onde será a abertura por onde a planta irá crescer.
- Faça dois furos na garrafa na região próxima às aberturas, superior e inferior. É neste espaço que o cordão que segura as garrafas irá passar. Atenção: O fundo de todas as garrafas deverão ter furos para permitir a saída do excesso de água na terra.
Dois fios, que passam pelas extremidades das garrafas, as mantêm presas. Por isso, as arruelas são utilizadas. Quem decidir usar arames deve colocar as arruelas logo abaixo das garrafas, para se assegurar que elas não escorreguem futuramente. O barbante e a corda de varal não precisam disso. Basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar.
- O próximo passo é prendê-las no local de sua preferência, colocar terra, semente e cuidar para que cresçam bem!
Resultado:
Viu? É muito prático! Esta é uma solução maravilhosa para quem morar em casas ou apartamentos com pouco espaço ou sem jardim. E fica bem bonito!
Uma dica: para quem não gosta dessa cor da garrafa, pinte-a. Ficará ainda mais bacana!
Espero que tenham gostado, até a próxima!
Fonte: ciclovivo, Rosenbaum.com