Trazer conceitos de eficiência energética aos
nossos espaços públicos é uma ideia que já vem sendo estudada há década. Neste
contexto, alguns projetos interessantes têm surgido, como a ciclovia Solarpath no parque Christ’s Pieces em Cambridge, na
Inglaterra.
Nos Estados Unidos,
dois pesquisadores estão desenvolvendo o Solar Roadways, um sistema que,
se implementado, substituirá o asfalto das ruas e ciclovias por painéis
solares e luzes LED cobertos por vidro reforçado e, segundo eles, reduziria
em até 70% os acidentes de trânsito à noite. Além disso, a proposta conta
com um sistema de aquecimento que ajudaria a derreter a neve.
Embora o vídeo do projeto tenha sido avisto
por sete milhões de pessoas, algumas pessoas acham que seu alto custo pode ser
uma barreira. De acordo com um dos desenvolvedores, 1,5 quilômetros destas
ruas poderiam produzir energia para 428 lares nos EUA
Nas cidades onde neva, esta proposta,
desenvolvida desde 2006 pelos engenheiros Scott e Julie Brusaw, seria bastante
eficaz, especialmente em termos de segurança, pois os painéis de vidro
reforçado teriam um sistema de aquecimento semelhante ao dos vidros traseiros
dos carros que derreteria a neve imediatamente, sem a necessidade de recorrer a
caminhões para removê-la.
Este tipo de via
seria bastante útil também para carros elétricos, já que, eventualmente,
poderia haver estações de abastecimento. Os painéis solares também poderiam ser
instalados em estacionamentos, onde coletariam energia para este tipo de carro.
A poluição é outro
problema que poderia ser reduzido com a implementação desta proposta. E não
apenas por diminuir a poluição luminosa, mas também porque contaria com
sistemas de coleta e reaproveitamento de águas pluviais; nos Estados Unidos,
estima-se que 50% da poluição dos rios em áreas urbanas vêm das águas
que acumulam nas ruas após as chuvas.
Como os painéis são
de vidro, a primeira coisa que pensamos é que a resistência destas vias seria
reduzida, limitando a passagem de certos veículos. No entanto, a Federal
Highway Administration (FHWA), ligada ao Departamento de Transportes dos EUA, realizou
testes de carga e resistência e constatou que esse sistema suportaria veículos
de até 113 toneladas.
Além disso, se um
painel apresentar alguma falha, um sinal é automaticamente eviado à central
que, então, envia funcionários para intervir apenas nos painéis que apresentam
problemas.
Os desenvolvedores
do Solar Roadways dizem que estes painéis ocasionariam uma considerável
diminuição na emissão dos gases do efeito estufa e podeiam ser aplicados em
estacionamentos, parques, calçadas e qualquer área exposta ao sol.
Para o Dia da
Terra, 22 de abril, os pesquisadores lançaram o seguinte vídeo como parte de
uma campanha de crowdfunding na página Indiegogo, que
visava arrecadar um milhão de dólares para, assim, continuar desenvolvendo o
projeto. Apenas 21 dias após a campanha ser lançada, o projeto já havia
angariado US$ 1,5 milhão e o vídeo assistido por mais de sete milhões de
pessoas, compartilhado 157mil vezes no Facebook e 15 mil vezes no Twitter.